JESUS FALA AOS DISCÍPULOS

Jesus fala com os Discípulos

Posted by Michely Manuely on Segunda, 30 de março de 2015

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lucas 22:31-62 “O OLHAR DE JESUS ESTÁ SOBRE VOCÊ!”


LUCAS 22:31-62





TALVEZ, SOMENTE TENDO UMA DERROTA TÃO GRANDE, VOCE CAIRIA NA REAL, E COMPREENDERIA QUE NÃO E TÃO FORTE QUANTO ACHAVA. SENDO PRECISO PASSAR PELA DERROTA PARA PODER ALCANÇAR O QUE REALMENTE QUERIA:”SER DE JESUS”. E ISSO É MARAVILHOSO SERMOS ELEITO POR DEUS,QUE COISA MARAVILHOSA...GLÓRIAS A DEUS PAI,GLÓRIAS A DEUS FILHO JESUS CRISTO E GLÓRIAS A DEUS ESPIRITO SANTO.

Um Verdadeiro Cristão Pode Sofrer Adversidades ?

Existe uma nova teologia - a teologia da prosperidade - que está sendo ensinada em um grande número de igrejas, a qual diz que o cristão verdadeiro não pode sofrer dano algum, nem passar por problemas financeiros, ou ficar doente. Que só pode ter o que é de melhor e que, se lhe está acontecendo qualquer uma dessas coisas é porque está faltando fé. Só que na prática não acontece assim. Também, não foi essa a mensagem deixada por Jesus.
Quantos cristãos já passaram, estão passando ou passarão por privações, dificuldades, percalços, problemas, enfermidades , adversidades de um modo geral ? As vezes ficamos tristes, outras vezes temos medo de determinada situação. Será então que existe milhares ou milhões de falsos cristãos? Ou será que todos esses estão sem fé ?
Quantas vezes oramos a Deus, mas, parece que Deus tampou os seus ouvidos ? Pedimos, suplicamos e nunca chega a resposta. Por que as vezes parece que não somos abençoados ? Oramos pela cura de um amigo e o nosso amigo não melhora. Pedimos insistentemente a Deus para nos dar livramento de uma determinada situação e aquilo nos sobrevem.

É sobre esse assunto que gostaria de fazer algumas reflexões.

Se nós fizermos uma análise de um evento marcante na vida de Pedro, que se encontra registrado no Evangelho segundo Lucas, talvez nos ajudará a compreender esses fatos. Observe o que o Senhor Jesus diz a Simão Pedro:

Simão, Simão, Satanás vos pediu para peneira-los como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não esmoreça; e quando te converteres, fortalece teus irmãos. Pedro lhe disse: Senhor, estou pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte. Disse-lhe Jesus: Pedro, eu te digo que o galo não cantará hoje antes que tenhas negado três vezes que me conheces. (Lucas 22.31-34, Tradução Almeida Século XXI.)

Mesmo Jesus sabendo que Pedro o negaria, ele se absteve de impedi-lo. Será que Ele não tinha poderes para fazer tal coisa, ou simplesmente não quis fazer ? Será que o próprio Pedro não orou a Deus pedindo força para nunca abandonar o seu Mestre, ou para que Deus o mantivesse firme durante a provação ?

Podem ter havido dois motivos:

I) Havia algo dentro de Pedro que precisava ser mudado, por exemplo o seu excesso de auto confiança. Ele mesmo disse a Jesus que jamais o abandonaria - não que ele estivesse sendo mentiroso, acredito que ele falou com sinceridade de coração - que estava pronto tanto para ir para a prisão ou para morte com Jesus. Mas, logo depois o negou.
Também era sanguinário. Não tinha domínio próprio. Lembra quando cortou a orelha do saldado Malco, mesmo depois de andar tanto tempo com Jesus ? Ainda assim usou de violência. O próprio Jesus disse que ele ainda não era convertido (Lucas 22.32). Havia algo dentro de Pedro que precisava ser mudado. Pedro precisava ser curado de muitos males. Pedro só dependia de Pedro. Ele achava que já estava pronto ( Lucas 22.33).
Na realidade, ele precisava ser quebrantado e parar de confiar demais em si mesmo. TALVEZ, SOMENTE TENDO UMA DERROTA TÃO GRANDE, PEDRO CAIRIA NA REAL, E COMPREENDERIA QUE ELE NÃO ERA TÃO FORTE QUANTO ACHAVA. SENDO PRECISO PASSAR PELA DERROTA PARA PODER ALCANÇAR O QUE REALMENTE QUERIA:”SER DE JESUS”.
Será que o que nós temos passado não é para mudar algo em nosso interior? O que será que precisa ser mudado dentro de nós?

II) Há um outro suposto motivo: Se Pedro tivesse defendido Jesus, talvez teria sido crucificado também, ou quem sabe morrido de uma outra forma qualquer. Jesus é perfeito! Lembra da promessa que ELE fez a Pedro em Mt 16.19, dizendo que daria a ele as chaves do reino dos céus, que se cumpriu em At 2.41, quando Pedro pregou a Palavra de Deus e quase 3000 almas aceitaram a Cristo ? Como se cumpriria essa promessa se Pedro tivesse morrido? Pode ser que nós esqueçamos de promessas que Deus tenha colocado em nosso coração, mas, Ele nunca se esquece.

Acredito que Deus estava mostrando para Pedro e, deixando de exemplo para nós, que Ele é Tão Poderoso e Tão Misericordioso que ele usa as nossas piores derrotas para realizar a vontade Dele. Como Jesus mesmo disse a Paulo: “O Meu Poder se aperfeiçoa na fraqueza.”(2Co 12.9)

No texto vemos que Jesus rogou para que a fé de Pedro não fosse abalada. Ele não pediu para que Pedro não perdesse a coragem, a força, ou para que não fosse abalado. Ele pediu para que Pedro não perdesse a fé. Como está escrito em Rm 1.17 e em Gl 3.11 : O Justo viverá pela fé. O Cristão pode até vir a perder tudo, mas, a única coisa que o cristão jamais pode perder é a sua fé em Deus. É através da fé que temos a esperança e superamos as adversidades. Através dela temos a certeza de dias melhores e alcançamos salvação! Quantas vezes Jesus fez a seguinte afirmação para a pessoa que tinha acabado de curar : Filho, filha, a tua fé te curou! A tua fé te salvou! Glória a Deus! O próprio Jesus disse que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda nada nos será impossível (Mt 17.20). Observe que Jesus está sempre fazendo menção a fé. Inclusive, só é possível se salvar através da fé em Cristo Jesus.

A auto confiança de Pedro, a sua força, a sua coragem, a sua segurança, todas essas coisas caíram. A única coisa que sobrou em Pedro foi a sua fé em Cristo Jesus. Talvez você também tenha perdido muita coisa na sua vida. Talvez você esteja muito preocupado, ou até mesmo desesperado, sem saber que atitude tomar. Talvez esteja prestes a entregar os pontos, desistir de tudo. Não perca a sua fé em Cristo. Não deixe que as lutas venham abafar a sua fé, mesmo que tenha perdido a sua honra, cometido muitos erros, buscado respostas sem as ter encontrado. Não perca a sua fé NELE: JESUS. ELE pode usar tudo isso para lhe dar muito mais do que você imagina.


Seguindo meu amigos vamos

Para  Lucas 22.61 - 62
“O OLHAR DE JESUS ESTÁ SOBRE VOCÊ!”
Lc 22.61-62
 “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Saindo dali, chorou amargamente.”   Lucas 22.61-62
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração.”  1 Pedro 3.13.
Introdução:
Lemos aqui no v. 61 que...
“Naquele momento, Jesus voltou o olhar para Pedro” - Lucas 22.61- BV.
Os olhos, dizem, são “as janelas da alma”
Isso porque eles transmitem muito mais do que estamos percebendo ou sentindo...
Nossos olhos ou os olhos de uma pessoa são capazes de revelar nossas doenças e sentimentos escondidos.
Os nossos olhos são capazes de revelar as palavras que não são pronunciadas.
Nossos olhos podem gerar ódio ou compaixão, podem nos condenar ou absolver. Com os olhos revelamos se estamos bem ou mal, amando ou odiando.
Existem vários tipos de olhar:
Existe o olhar fulminante.
Existe o olhar de misericórdia.
Existe olhar interesseiro, o chamado popularmente de “olho grande”
Existe o olhar de medo,
Existe o olhar desconfiado,
Existe o olhar apaixonado!
Existe o olhar triste,
E tantos outros mais... Expressamos e comunicamos quem somos e o que sentimos com nossos olhos, todo dia.
E, dependendo do relacionamento que mantemos com alguém, é até possível se comunicar apenas com os olhos; é bastante comum entre marido e mulher, e entre pais e filhos. Não é mesmo?
Jesus também se comunicava assim com as pessoas e, principalmente com os seus discípulos... Aqui no v. 61 lemos como Jesus, voltou o seu olhar para Pedro.
Com o Seu olhar, Jesus enxergava toda a vida de uma pessoa...
Na verdade, o Senhor já olhava para nós há muito tempo: “Os teus olhos viram o meu embrião...”, lemos no Salmos 139.16!
E é neste olhar do Senhor, colocado sobre nós, que encontramos algo altamente significativo: por meio desse olhar temos ajuda, proteção e salvação!
Está escrito:                                                                                    

“Pois os olhos do SENHOR estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.”  
2 Crônicas 16.9
Ouça esta música: “Sei que os teus olhos...”
O OLHAR DE JESUS ESTÁ SOBRE...

1. SUAS FRAQUEZAS, PORQUE ELE DESEJA TE FAZER FORTE
“O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Saindo dali, chorou amargamente.”  -

 Lucas 22.61-62
Você deve saber que Jesus já tinha avisado a Pedro que, se ele enfraquecesse na fé, ele iria negá-lo, antes mesmo do galo cantar três vezes naquele dia.
Jesus avisou Pedro: Lucas 22.31-33...
"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte".
“Satanás pediu você... ele quer te passar na peneira... quer ver se você é grão de verdade, ou é aquela poeira de palha que escoa pela peneira abaixo...”.
Jesus já tinha avisado a Pedro!
Você já avisou ou recomendou a uma pessoa para fazer ou não fazer uma determinada coisa, e a pessoa se comprometeu com você, dizendo: “Está bem, vou fazer isso; vou seguir a sua recomendação”, mas logo depois...
Isso lembra um pouco a relação entre pai e filho... o pai avisa o filho... mas o filho acaba falhando...
Agora, o que ocorre, é que nem sempre o pai olha para o filho que falhou com um olhar de perdão.
Na maioria das vezes, o olhar é de raiva, é de fúria..., e isto se dá porque o pai não consegue conter a sua decepção com a falha cometida pelo filho.
Então, o pai passa a agredir, passa a descarregar sua raiva...
Mas quando Jesus nos olha, Ele consegue Se conter, Ele consegue dominar Sua emoção, e nos olha com perdão.
É certo que Jesus não suporta o que é mau... Nossos erros, nossas falhas, nossos pecados, certamente aborrecem a Jesus, mas mesmo em meio às fraquezas, Jesus olha para mim e para você e diz: “Vou lhe dar outra oportunidade; vou lhe dar uma nova chance – a chance de acertar e de vencer todas as suas fraquezas!”
Hoje Jesus olha para você e lhe oferece uma nova chance!
Foi para isto que você veio aqui hoje, não foi por acaso...
- Uma nova oportunidade para você...
a. Reconstruir sua FAMÍLIA.

Noé...“Movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família.” – Hebreus 11.7
b. Reconstruir seus
RELACIONAMENTOS

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.”
Colossenses 3.13

SABE QUAL A MANEIRA DE VOCÊ TERMINAR A VIDA SOZINHO?

NUNCA PEÇA PERDÃO!

c. Reconstruir seus SONHOS.
“Quando o Senhor nos libertou...nossa vida parecia um sonho! O Senhor fez grandes milagres por nós.” – Salmos 126.1 e 3 (BV).
d. Reconstruir sua VIDA
“Eu lhes darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos", diz o SENHOR.”  -Sofonias 3.20

2. SUAS LÁGRIMAS, PORQUE ELE DESEJA TE CONSOLAR.
Aqui no v. 62, lemos de Pedro, também “chorando amargamente.”
E as lágrimas de Pedro comoveram o coração de Jesus!
“Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.”-Salmos 126.6
Eu acho impressionante o primeiro momento, a primeira hora, após Jesus ter ressuscitado.
Maria foi ao túmulo de Jesus, encontrou o sepulcro aberto, então se pôs a chorar, e enquanto chorava, olhou para dentro do sepulcro mas não viu o corpo de Jesus... Então ficou ali chorando, chorando em profunda tristeza.
Mas o que me impressiona é isto:
O Cristo vivo, estava ali e, vendo Ele as lágrimas de Maria, Jesus disse:
“Mulher, por que está chorando?”  Jesus vê as nossas lágrimas!
Jesus ficou de tal maneira comovido com o choro de Pedro, que tão logo ocorreu a Sua ressurreição, um anjo vestido de roupas brancas, assentado à direita do sepulcro, disse às mulheres:
"Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro.” Marcos 16.6-7.
Jesus viu as lágrimas de Pedro e lembrou dele de forma especial.
Assim também se passa com as nossas lágrimas...
As suas lágrimas, amado, não escorrem pelo rosto sem que Jesus as veja...
- Você tem derramado lágrimas?
- Tem tido momentos de choro, momentos de grande tristeza e de amargura?
- Você tem tido muitos problemas, e por isso você chora?
- Chora por causa de doenças, de fraquezas, de falhas, erros do passado, frustrações, traições?
Talvez você seja uma pessoa que chora sem que ninguém saiba... seu marido ou a esposa não sabe de suas lágrimas... ou talvez, sua mãe não sabe...
E certamente, é porque você desconfia que ninguém te compreenderá, ninguém irá defender você...
Não importa quanto você se esconda, todos podem não saber do seu choro, mas Jesus vê as suas lágrimas...
E não apenas vê, mas como está revelado no caso de Pedro, Jesus fica comovido e Se lembra.
Hoje, Jesus vê as suas lágrimas, e você confiar e entregar à Jesus o motivo das suas lágrimas, como servo de Deus, eu lhe digo isto em o nome do Senhor:
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” -Salmos 30.5
Creia nisto agora mesmo!


3. SEU CORAÇÃO PORQUE ELE SE IMPORTA COM SUA DOR

Ele olhava para o coração de Pedro...
“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros". Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas"Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama?" Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?" e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas.” – João 21.15-17
Jesus estava olhando para dentro de Pedro, para o coração de Pedro, quando perguntou:
“Pedro, você me ama mais do que estes outros?”  João 21.15 - BV.
E não dava para Pedro esconder nada de Jesus... Pedro só dizia: “O Senhor sabe todas as coisas.”
Verdade! Jesus olha para o nosso coração e vê tudo!
Agora, nós, pela nossa limitação humana, erramos muito ao emitir juízo sobre alguém, porém, Deus não falha!
O olhar de Jesus é certo, justo e preciso, sempre permeado de amor, graça e misericórdia.

JESUS NÃO ESTÁ OLHANDO PARA VOCÊ PARA O CONDENAR, MAS SIM PARA O AMAR, SALVAR E ABENÇOAR!

Ele se importa e promete: “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.” Apocalipse 21.4

Conclusão:
Feche os seus olhos agora e tente ver Jesus olhando para você...
Jesus está lançando o olhar sobre você e é um olhar de amor, é um olhar de perdão, de cuidado, de proteção... Jesus está olhando para você!
Se você confiar em Jesus, lemos na Bíblia, no livro dos Salmos:
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria.”- Salmos 30.11.
Ele mudará o seu pranto em dança, a sua veste de lamento em veste de alegria, para que o seu coração cante louvores a Deus e não se cale.
Por isso, abra agora mesmo o seu coração para Jesus... abra a sua vida para Jesus...

Ele olha para as suas fraquezas

Ele olha para as suas lágrimas

Ele olha para o seu coração

NÃO DESISTA PORQUE ELE SE IMPORTA!
Jesus faz isso porque se importa com você – você é importante para Ele muito mais do que você possa imaginar.

Agradecimentos Igreja Batista da Orla de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paulo Cesar Baruk - Dependo de ti

ESPIRITO SANTO- Fernanda Brum

Tudo pode mudar"Catedral"

Cristo vive em mim - Ton Carfi

Quão Grande És Tu (Harpa Cristã) - Diante do Trono -Maravilhoso

Abraça-me

Toque em Cristo - Ton Carfi

Paulo Cesar Baruk confiar em ti

Eis me aqui " Aliança do Tabernáculo " CD O CHAMADO

Se tu quiseres crer "O Milagre vai acontecer"

Cristo vive em mim

ME DERRAMAR

Resistindo a tentações - Ele me ama

Pamela - Clipe de "A Chave"

Jeremy Camp - I Still Believe- "Eu ainda acredito"

chora que a vitória vem - Lea mendonça

"Love Is Not a Fight - Warren Barfield"Tradução Música do Filme A Prova de Fogo

AMOR

AMOR
AMOR
Preciso ter uma conversa séria com você, mas desta vez acho que você não vai se entediar e nem se aborrecer com o assunto...
Quero falar de amor, quero falar deste sentimento glorioso que me move em direção a você, deste sentimento que me faz respirar com mais alegria, que me faz agradecer a Deus pelo simples fato de estar viva!
Para ilustrar o quanto você me completa e me faz feliz, vou falar de coisas simples como pássaros, flores, campos, riachos, pipocas, beijinhos e bons aromas. Vou tentar dizer o quanto essas coisas simples se tornam mais belas e saborosas quando você está por perto.
Hoje, vou falar de amor. Não porque me sinta extremamente poética ou inspirada; não há neste bilhete nenhuma pretensão poética, literária ou filosófica: vou falar de amor simplesmente porque você não sai do meu pensamento, vou falar de amor simplesmente porque ele me invadiu desde que eu te conheci e, tenho certeza, este sentimento não vai me abandonar tão cedo.
Querido, vou falar de amor porque gostaria muito que você sentisse o quanto é necessário para mim, o quanto me faz feliz e diferente, o quanto você me faz melhor.